sexta-feira, 23 de julho de 2010

CORREDOR FITOSSANITÁRIO PARA PROTEGER A MAÇÃ É LEI

O corredor fitossanitário para proteger os pomares gaúchos de maçã, pêra e derivados contra a ação de pragas é realidade. Nesta semana a Governadora Yeda Crusius sancionou projeto de autoria dos deputados Francisco Appio e Jerônimo Goergen, ambos do PP, que estabelece um sistema prévio de avaliação sanitária sobre a qualidade das maçãs importadas pelo Estado do Rio Grande do Sul.

Ao final do semestre legislativo, o projeto foi aprovado pelo Plenário da Assembleia Legislativa e com a sanção governamental transformou-se na Lei nº. 13.491.
O objetivo da proposta sancionada é evitar que eventuais doenças comuns na fruticultura de países como Argentina e Chile afetem a produção gaúcha. “Continuamos importando frutas que podem ser transmissoras de pragas, mas agora temos um corredor fitossanitário para isolar os nossos pomares e protegê-los”, afirmou o parlamentar.

A Cydia Pomonella, que trouxe grandes prejuízos à produção argentina de maçã, tem como principal ação o ataque à polpa da fruta, tornando-a inútil para o consumo humano. "O Brasil é livre da doença. Isso dá à maçã gaúcha um maior respeito, credibilidade e preferência no mercado europeu. Queremos preservar esta condição", afirma Appio. Além deste projeto, Francisco Appio também é autor da lei que incluiu da maçã como alimento obrigatório na merenda escolar da rede estadual de ensino.

Nenhum comentário:

Postar um comentário